segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Seminário de Economia da Dança em Salvador (BA)


A Rede Sulamericana de Dança (REDSD) e a Plataforma Internacional de Dança (PID) promovem, entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, o Seminário de Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina. Serão seis dias de atividades, de segunda a sábado, das 9 horas às 18h30, no Auditório Orlando Moscozo (SEBRAE – Dois de Julho), com entrada gratuita.

O evento contará com a presença de gestores culturais de todos os países de América do Sul, visando à colaboração na coordenação de ações e programas que beneficiem a mobilidade e a integração cultural na região em relação à linguagem da dança. A programação contempla palestras, mesas de trabalho e discussões em torno dos fluxos colaborativos na América Latina. O Seminário de Economia de Dança tem como principal apoiador a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

10 anos de Congresso de Salsa no Brasil


O maior evento de salsa e ritmos latinos da América do Sul. 

Conheça as grandes atrações e novidades de 2010 - Ano de celebração dos 10 anos de história do Evento.
Visite também toda a programação da Semana da Cultura Latina, com os congressos de samba, zouk e tango do Brasil, além de atividades paralelas, de música, teatro, cinema, turismo, exposição de artes e culilnária, da América Latina.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pior que a vaia, só o silêncio da indiferença


A sociedade brasileira perdeu a consciência de sua cultura? A cultura morreu e a sociedade sequer mandou flores? Creio que não. A culpa é da tirania da informação que não joga luz na produção nacional? Creio que isso seja grave, mas não é somente este o motivo de tamanho silêncio sobre o papel da cultura na arena política.

Imagino que toda essa confusão que vivemos de forma crescente no espírito da cultura esteja relacionada ao empobrecimento da massa de valores que não tem mais capacidade de fazer da cultura de mercado um agente regulador da vida coletiva
Vários alertas foram dados sobre o papel realçado da atual ideologia da produção neoliberal de cultura. Muitos foram os alertas vermelhos para a situação insustentável que o “progresso técnico” apresentou como o principal pilar de sustentação dos micro-cosmos da cultura nacional.

MinC reúne gestores culturais em SP


Gestores culturais das mais diversas e importantes instituições culturais paulistas estiveram reunidos com representantes do Ministério da Cultura, na última quinta-feira, 19 de agosto, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), para trocar opiniões, debater ações e discutir os novos rumos da gestão cultural brasileira. O encontro, que começou logo pela manhã, se estendeu ao longo do dia.

O curador e coordenador geral do MASP, Teixeira Coelho, abriu a conversa e trouxe diversas provocações. Segundo ele, a Cultura pode ser vista como um aplicativo, no mesmo sentido com que a palavra é usada na tecnologia. “Ela vai além da criação e pode ser um aplicativo para a Educação e a Saúde, por exemplo. A transversalidade da Cultura é uma questão do século 21″, disse. O coordenador do MASP questionou, inclusive, se apenas o MinC deveria ter o papel de financiador da Cultura. “Por que o Ministério do Trabalho, das Cidades ou da Saúde também não pagam por ela?”

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dança de salão fará parte do projeto Ação Global

Melhorar a qualidade de vida da população é um dos objetivos do projeto Ação Global, evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo, que acontecerá neste sábado (21/08), das 8 às 18 horas, simultaneamente em 31 cidades do país. E a dança de salão também fará parte deste projeto, uma vez que traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente dos participantes. 


Dança de Salão - Ação Global


Livro discute relação entre mídia e direitos autorais

O advogado Cláudio Lins de Vasconcelos lança nesta quinta-feira, dia 19, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo, o livro “Mídia e Propriedade Intelectual – A Crônica de um Modelo em Transformação”. Na ocasião, o autor fará um bate-papo com o pesquisador de políticas culturais e editor do site Cultura e Mercado, Leonardo Brant, seguido de conversa com o público, sobre a temática dos direitos autorais na atualidade e as implicações trazidas pela digitalização de conteúdos para setores da mídia, artistas e consumidores em geral.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

35 anos do Grupo Corpo


Fundado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo, a mais importante companhia de dança do Brasil, entrou em cena pela primeira vez um ano depois para apresentar o espetáculo Maria, Maria, com música de Milton Nascimento e coreografado pelo argentino Oscar Araiz.

Desde lá, a carreira da companhia, repleta de sucessivas metamorfoses, assinalou uma trajetória marcada por elementos da cultura nacional, grandes participações e reconhecimento além dos palcos brasileiros. Agora o Grupo Corpo completa 35 anos de atividade com uma proposta diferente para sua turnê Brasil 2010. O público escolheu através de votação pela Internet o balé que será apresentado ao lado de Imã.

No site do grupo, o público votou através da Internet (de 12 de maio a 6 de junho) em um dos balés, todos com coreografias de Rodrigo Pederneiras, e trilha musical de diversos compositores. Abaixo, confira os balés que público pode votar:


Inscrições 4º Edital Cultural Votorantim

Estão abertas, até o dia 17 de setembro, as inscrições para o edital de seleção de projetos culturais do Instituto Votorantim, iniciativa que pretende ampliar e qualificar o acesso de jovens, entre 15 e 29 anos, à cultura. O edital está aberto para pessoas físicas e jurídicas, de projetos de pequeno a grande porte, em todas as áreas culturais – cinema, vídeo, literatura, música, patrimônio, artes visuais e cênicas.

Segundo a empresa, o que se espera são ações que estimulem a vivência cultural, desenvolvam senso crítico e produzam jovens multiplicadores da cultura. Quanto à questão legal, é necessário que os projetos estejam inscritos no Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac para que a captação dos recursos seja feita por meio da Lei Rouanetou da Lei do Audiovisual.

Nesta edição o edital traz uma novidade: a categoria Acessibilidade, que reforça a importância da inclusão e formação cultural de jovens com deficiência ou mobilidade reduzida. Do total de R$ 3 milhões que serão investidos no edital, até R$ 1 milhão será destinado à categoria.

Os interessados podem efetuar a inscrição do seu projeto e esclarecer dúvidas no site www.blogacesso.com.br. Os resultados desta edição serão divulgados no dia 11 de novembro.

Saiba mais sobre a Pós

Gracinha Araújo
No dia 18 de  março de 2005 tivemos início do curso de pós graduação em Danças de Salão na Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC,  curso esse pioneiro no Brasil, sendo a primeira turma, com alunos oriundos das mais variadas partes do Brasil.

Criado e coordenado pelas professoras Gracinha Araujo e Abigail Carneiro, que além de criadoras e coordenadoras também foram alunas do mesmo.

Ao término dele em 19 de agosto de 2006, tivemos 18 alunos que conseguiram a certificação de Especialistas em Danças de Salão.

Fotos do último Módulo da turma 2009/2010 - Arquivo 2

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fotos do último Módulo da turma 2009/2010



Mundial de Tango: a noite foi de Cristóvão e Katiusca

O casal Cristóvão Christianis e Katiusca Dickow foi o grande destaque da noite de encerramento do Campeonato Mundial de Tango – Etapa Brasil, neste domingo (18/07), em Curitiba. A coroação do trabalho dos dançarinos começou com a entrega do prêmio Arena Tango 2010, na categoria “Par Destaque”, resultado da votação dos internautas. “É uma honra ganhar este prêmio que não é técnico, mas mostra que somos queridos, que trabalhamos com amor e as pessoas gostam do nosso trabalho”, discursou Cristóvão no palco.

E o prêmio técnico veio poucos minutos depois, com a conquista do título de Campeões Brasileiros de Tango Escenário, ou tango de palco. Em meio a comemoração com a família e amigos, Katiusca comentou: “É a realização de um grande sonho e pra nós é uma honra estar representando o Brasil em Buenos Aires”.

Com a vitória da etapa brasileira, o casal garantiu uma vaga para disputa da semifinal do Mundial, que será realizado em Buenos Aires, de 14 a 31 de agosto deste ano. “É o ápice de uma carreira inteira. São seis anos de parceria e receber um prêmio como este é o coroamento de um longo tempo de estudo que nos deixa muito feliz”, disse Cristóvão à Dança em Pauta.

Com certeza estaremos todos na torcida por esse casal que apresenta um misto de técnica e carisma.

*Fonte: Revista Dança em Pauta  >> Julho/2010

Procultura avança na Câmara


Para que possamos ajudar ainda mais o Grendacc, pedimos a gentileza que a doação feita, seja preferencialmente com um pacote de Sulfite A4 ou um achocolatado (400g) no ato da compra dos convites.

Aprovado na manhã de quarta-feira, 14 de julho, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6722/2010, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura).

No relatório, os parlamentares destacaram a necessidade de “corrigir as distorções regionais e tornar mais justa a repartição dos recursos oriundos da Lei Rouanet, há que se distribuir os recursos entre as regiões brasileiras de acordo com suas respectivas populações”.

Dentre outros aspectos do Procultura, foi levantado o de sua abrangência frente aos demais projetos de fomento e incentivo à Cultura em análise na Câmara dos Deputados. Entendeu-se, ainda, que a proposta é capaz de atender as demandas culturais da sociedade brasileira e, do ponto de vista econômico, promover igualdade no investimento para o setor, por meio de parceria pública-privada.

A proposta tem regime de prioridade, ou seja, dispensa exigências regimentais para que seja incluída na Ordem do Dia. O PL também tramita em caráter conclusivo - não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.

O projeto perderá esse caráter em duas situações: se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.

Agora, o Procultura será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.


*Fonte: Ministério da Cultura (Sheila Rezende)